sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Passo a passo_Animação

Olás!!

O blog anda meio desamparado, principalmente porque estou trabalhando intensamente com animação, e fazendo poucos estudos em desenho e ilustrações de uma forma geral, então achei que seria interessante mostrar como foi o processo de produção de um dos planos de animação, só pra variar um pouco.

Esse é um plano do filme Tudestória (episódio Duda).
A animação desse plano foi feita por mim e Manuella Medina.


Abaixo o storyboard do plano, a personagem ainda não estava adaptada ao design final.


Primeiro planejamento do plano, tentei perceber quais poses ficariam mais interessante para a cena, nesse momento o design e o acabamento dos desenhos pouco importa... apenas a expressão corporal da personagem (fiz esses desenhos observando a movimentação qua havia gravado de uma garotinha atuando, gravações ajudam muito nesse a perceber sutilezas da movimentação).


Layout do plano, com instruções para o desenvolvimento do plano.



Abaixo está o penciltest que produzi dos quadros-chave e poses de passagem desse plano, nesse momento as poses e o tempo estão mais ou menos determinados.


A Manu Medina tendo como base o layout e esses estudos trabalhou no clean-up e produção das demais poses da Duda, enquanto eu produzia a animação do personagem Passarin. Infelismente a Manu não pode terminar o trabalho, então me encarreguei de terminar o que havia ficado pendente do trabalho dela... movimentos secundários do cabelo, sincronia labial da personagem e cores. O resultado (ainda sem cenário) pode ser visto abaixo.




A animação do Passarin (personagem claramente mais cartunesco) foi feita com base em estudos que fiz sobre a movimentação de pássaros... mais precisamente corvos (mesmo que eu tenha usado o meu canário belga como modelo pro design! hehe).

Qualquer dúvida sobre o processo sou todo ouvidos!

Veja o filme completo em:
http://www.tudestoria.com/

3 comentários:

  1. Ah, a dubladora da Duda é a atriz Renata Corrêa. E o filme Duda foi roteirizado por Luíç Caixote com base em seu conto homônimo. Em breve o filme ficará pronto!!

    ResponderExcluir