Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Flama

Morreu aos 80 anos um dos precursores dos quadrinhos de super-herói do Brasil. Deodato Borges foi o criador e desenhista do Flama, personagem que inicialmente era uma atração radiofônica.

Sobre o sucesso do personagem Deodato contou em seu BLOG de forma bem desprendida:

"Imaginem a alegria e o entusiasmo da garotada, que ouviam, diariamente, as aventuras do seu herói, tendo,agora, nas mãos, uma revista em quadrinhos, com desenhos e comentários sobre tudo o que acontecia no seriado radiofônico !

Mesmo “sem querer, querendo”, “As Aventuras do Flama” foi o primeiro seriado radiofônico da Paraíba e a revista em quadrinhos do herói foi a pioneira em circulação no norte e nordeste do Brasil."

Conheci o Flama à anos, em minhas buscas pela história das HQs no Brasil... Flama foi um personagem de uma época em que os super-heróis eram ainda novidade, no qual ninguém conseguia (e nem queria) diferenciar um personagem brasileiro de um gringo. Ironicamente (ou não) Deodato foi grande influência para seu filho, Deodato Jr, que hoje é um dos maiores desenhista de quadrinhos da Marvel, e o qual já copiei exaustivamente quando estava começando.

Enfim, eis minha singela homenagem, um desenho do Flama!



Quem ficou muito curioso pra saber como era o personagem na atração radiofônica, o blog do link abaixo tem um episódio. Verdadeira raridade... dá até pra imaginar como era ser criança na época.

http://cgretalhos.blogspot.com.br/2010/08/o-flama-heroi-genuinamente-campinense.html#.U_00pPldWSo

Nenhum comentário:

Postar um comentário