sexta-feira, 2 de março de 2012

Processo de Produção

Algumas imagens que usei em minha monografia: Apropriação de recursos e estratégias na produção de filme animado.

Nela, usando o meu filme (A moça que existe em meus sonhos) como base, relato diversos recursos e estratégias de produção que podem ser adotados para que um filme animado possa se concretizar. Recursos usados à décadas por produtoras como a Disney, e imensamente utilizado em produções japonesas, mas que estranhamente ainda encontram algumas resistências.

Abaixo algumas imagens contendo algumas das estratégias usados para na produção visual da obra.


Imagem acima mostra a modelagem 3D do quarto do personagem Tião, recurso que usei para facilitar e agilizar a produção dos cenários, além de me garantir ângulos que talvez não conseguisse com referências fotográficas. A modelagem foi feita pelo amigo Evandro Ferreira. O cenário 3D era apenas uma base, sendo assim era redesenhado, e ganhava novos detalhes.



Usei diversas referêncais fotográficas. Na montagem acima, a primeira mostra um uso para inspiração, um desenho de observação, mas que o resultado final não precisaria ser vinculado a foto. A segunda, já está mais vinculada a referência (que é uma montagem entre duas fotos), nessa cena específica, queria algo grau de realismo.


Videoreferência para animação. Utilizei o video como forma de estudar a movimentação dos cabelos da personagem Moça, e assim poder trabalhar o movimento no filme. Esse estudo me garantiu certa facilidade com o movimento, a ponto de conseguir fazê-lo em alguns ângulos diferentes.



Por fim, uma fotoreferência para layout de um plano. Seguindo a refêrencia do storyboard os modelos foram posicionados. Esses foi talvez um dos únicos planos em que há uma grande semelhança entre a fotoreferência e o plano final.

--

Os amigos que ajudaram fotografando essas e outras cenas são: Evandro Ferreira, Luíç Caixote, Daniel Schwetter, Fernanda Sasaki, Camila Fernandes e Laila Dias.

Em breve pretendo postar a monografia aqui, para divulgar o trabalho e tentar contribuir com novas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário