domingo, 28 de novembro de 2010

Ilustra

Passo a passo de ilustração para trabalho de HQ infantil ainda inédito.

Fiz alguns esboços livres... testei os que ficaram melhor para a pose em grupo, mexi um pouco nas proporções... imprimi, trabalhei no lápis e artefinalizei no PC.


Expressão facial

Boa Noite!

Volta e meia sou convidado e dar algumas aulas de desenho aqui e aculá...

Ensinar desenho é bem tranquilo, na maioria das vezes os alunos já possuem alguma espécie de conhecimento autodidata, e de certa forma não precisam mais que alguns toques para desenvolverem melhor seu traço; Há também algumas pessoas que são fascinadas por desenhar mas no entanto não possuem essa experiência, sendo sua única bagagem prática o que produziam na infância.

O desenho que fazemos na infância é simbólico, sendo bastante funcional em representar um ser humano, mas nunca para produzir um retrato, por exemplo. Um retrato exige uma capacidade de representação concreta do que se vê, que é adquirida com a prática, com exercícios de observação que priorizam a medição da distância entre as partes do que se quer representar e uma capacidade de síntese de traços. Visto isso, é de se imaginar que o caminho para se tornar um desenhista é sair do "modo simbólico" e ir ao "modo concreto".

A maioria dos desenhos que temos grande contato, seja em desenhos animados, quadrinhos e ilustrações, costumam guardar proximidades tanto com o desenho simbólico, por serem figuras de grande síntese visual, quanto com o desenho de observação, uma vez que cada personagem é cheio de personalidade e expressão própria. O que leva muitas pesssoas que querem aprender a desenhar, a voltar-se quase que exclusivamente a reproduzir outros desenhos.

A reprodução de outros desenhos é valida para o aprendizado em muitos aspectos, como entender como um artista resolve determinados problemas, mas também traz alguns problemas, como a falta de repertório e a pobreza nas expressões dos personagens.

Tendo isso em mente, começei a ministrar minhas aulas de expressão facial em cartum baseado em fotografias (ao invés de uma tabela de expressões genéricas), assim os alunos teriam contato com a fonte da expressão, poderiam estudar concretamente as forças atuantes no rosto, e o melhor, possuem ilimitadas possibilidades e modelos (uma busca no google te dá uma série de diferentes expressões).

Costumo mostrar as imagens abaixo como exemplo do processo. Nessas aulas pouco importa a semelhança do produto final com a foto, o que interessa é o aluno conseguir "ler" a expressão e a "imprimir" da melhor forma possível no desenho.


A apresentação da foto com a expressão.



Um estudo das forças atuantes no rosto e como essas forças moldam a expressão. (a réplica da foto é apenas ilustrativa, esse parte do processo deve ocorrer mentalmente e em anotações durante a feitura do cartum)


Resultado final, a produção de um desenho cartum com pouca ou nenhuma semelhança com a foto, mas com toda a riqueza da expressão facial.



Bom, vale lembrar que essa metodologia é baseada em meus estudos acerca do ensino de desenho para leigos e principalmente em minha experiência pessoal, podendo haver inúmeras outras formas de se trabalhar o mesmo tema.

sábado, 20 de novembro de 2010

Animado!

Olás!

Pra quem pediu animação...

Vai abaixo o teste a lápis de um plano da minha animação de TCC na faculdade, A moça que existe em meus sonhos. Esse plano em específico já foi comentado em uma postagem anterior, ainda no comecinho do processo. Agora falta pouco para ficar pronto... mais uma volta do personagem, cenário e a movimentação da câmera... mas já dá pra sentir o gostinho. Espero que gostem.




!!O filme completo já pode ser conferido aqui!!

Observação

Desenhos rápidos de observação de pessoas na rua.



Pose de dança.
Autor: Luhan Dias

sábado, 13 de novembro de 2010

Erótico

adj (gr erotikós) 1 Relativo ou pertencente ao amor sexual; amatório. 2 Que tende a provocar amor ou desejos sexuais. 3 Que trata de amor sexual, descrevendo-o.


Colores


sábado, 6 de novembro de 2010

Animação!!

Olás!!

Dois momentos um tanto quanto complicados da produção de minha animação (A moça que existe em meus sonhos), mas bastante prazerosos.

O primeiro se trata de algo que todos recomendam evitar: uma sincronia labial. Mas sinceramente sempre achei personagens animação falando uma das coisas mais mágicas da animação, então resolvi fazer, contrariando todos os conselheiros.

Ainda não tenho o áudio bem finalizado, e ainda preciso fazer mais alguns desenho e retocar aqui e ali, mas boa parte já está aí..


Abaixo uma rotação total do personagem principal. Esse rotação foi feita pra uma cena em que há grandes tranformações com o personagem e grande passagem de tempo; a idéia é que a cada giro o cenário/roupas/corte de cabelo do personagem mude. A cena está em fase de finalização.





A péssima qualidade das imagens ficou por conta da minha webcam(na qual faço os testes) e da falta de tempo para escanear.
Bom, é isso! Um pouco de animação (mesmo se que nada esteja animado....).


!!O filme completo já pode ser conferido aqui!!

Bonitinho

Olás!

Desenho bonitinho pras meninas.


Feito há muito tempo atrás (não faço a menor idéia de quando) com caneta esferográfica azul em papel sufite vagabundo.

Auto-retrato II