Valeu moçada!!!!
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
design para animação
Olá olá!
Folhas de estilo para projeto de animação. Amanhã, cores e correções no desenho.



Veja o filme completo em:
http://www.tudestoria.com/
Folhas de estilo para projeto de animação. Amanhã, cores e correções no desenho.



Veja o filme completo em:
http://www.tudestoria.com/
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Samba!

Olá olá!
Rabisqueira feita durante a apresentação do grupo Velha Guarda do Samba durante o evento do Música e Poesia no Centro Cultural UFMG.
Estava trabalhando no suporte do evento e sempre que dava uma brecha fazia um ou outro rabisco em minha mal utilizada agenda 2010.
Esse tipo de exercício é sempre interessante, e com a agitação do samba e reboliço do pessoal que não ficava parado um só segundo foi melhor ainda... tinha poucos segundos pra resolver quase tudo no desenho.
Vai abaixo os que achei melhores.

domingo, 12 de dezembro de 2010
Cenário animação
Esboço de cenário do filme A moça que existe em meus sonhos.
!!O filme completo já pode ser conferido aqui!!

!!O filme completo já pode ser conferido aqui!!
Animation Backgrounds
sábado, 11 de dezembro de 2010
Rabiscos aleatórios
sábado, 4 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
domingo, 28 de novembro de 2010
Ilustra
Expressão facial
Boa Noite!
Volta e meia sou convidado e dar algumas aulas de desenho aqui e aculá...
Ensinar desenho é bem tranquilo, na maioria das vezes os alunos já possuem alguma espécie de conhecimento autodidata, e de certa forma não precisam mais que alguns toques para desenvolverem melhor seu traço; Há também algumas pessoas que são fascinadas por desenhar mas no entanto não possuem essa experiência, sendo sua única bagagem prática o que produziam na infância.
O desenho que fazemos na infância é simbólico, sendo bastante funcional em representar um ser humano, mas nunca para produzir um retrato, por exemplo. Um retrato exige uma capacidade de representação concreta do que se vê, que é adquirida com a prática, com exercícios de observação que priorizam a medição da distância entre as partes do que se quer representar e uma capacidade de síntese de traços. Visto isso, é de se imaginar que o caminho para se tornar um desenhista é sair do "modo simbólico" e ir ao "modo concreto".
A maioria dos desenhos que temos grande contato, seja em desenhos animados, quadrinhos e ilustrações, costumam guardar proximidades tanto com o desenho simbólico, por serem figuras de grande síntese visual, quanto com o desenho de observação, uma vez que cada personagem é cheio de personalidade e expressão própria. O que leva muitas pesssoas que querem aprender a desenhar, a voltar-se quase que exclusivamente a reproduzir outros desenhos.
A reprodução de outros desenhos é valida para o aprendizado em muitos aspectos, como entender como um artista resolve determinados problemas, mas também traz alguns problemas, como a falta de repertório e a pobreza nas expressões dos personagens.
Tendo isso em mente, começei a ministrar minhas aulas de expressão facial em cartum baseado em fotografias (ao invés de uma tabela de expressões genéricas), assim os alunos teriam contato com a fonte da expressão, poderiam estudar concretamente as forças atuantes no rosto, e o melhor, possuem ilimitadas possibilidades e modelos (uma busca no google te dá uma série de diferentes expressões).
Costumo mostrar as imagens abaixo como exemplo do processo. Nessas aulas pouco importa a semelhança do produto final com a foto, o que interessa é o aluno conseguir "ler" a expressão e a "imprimir" da melhor forma possível no desenho.

A apresentação da foto com a expressão.

Um estudo das forças atuantes no rosto e como essas forças moldam a expressão. (a réplica da foto é apenas ilustrativa, esse parte do processo deve ocorrer mentalmente e em anotações durante a feitura do cartum)

Resultado final, a produção de um desenho cartum com pouca ou nenhuma semelhança com a foto, mas com toda a riqueza da expressão facial.
Bom, vale lembrar que essa metodologia é baseada em meus estudos acerca do ensino de desenho para leigos e principalmente em minha experiência pessoal, podendo haver inúmeras outras formas de se trabalhar o mesmo tema.
Volta e meia sou convidado e dar algumas aulas de desenho aqui e aculá...
Ensinar desenho é bem tranquilo, na maioria das vezes os alunos já possuem alguma espécie de conhecimento autodidata, e de certa forma não precisam mais que alguns toques para desenvolverem melhor seu traço; Há também algumas pessoas que são fascinadas por desenhar mas no entanto não possuem essa experiência, sendo sua única bagagem prática o que produziam na infância.
O desenho que fazemos na infância é simbólico, sendo bastante funcional em representar um ser humano, mas nunca para produzir um retrato, por exemplo. Um retrato exige uma capacidade de representação concreta do que se vê, que é adquirida com a prática, com exercícios de observação que priorizam a medição da distância entre as partes do que se quer representar e uma capacidade de síntese de traços. Visto isso, é de se imaginar que o caminho para se tornar um desenhista é sair do "modo simbólico" e ir ao "modo concreto".
A maioria dos desenhos que temos grande contato, seja em desenhos animados, quadrinhos e ilustrações, costumam guardar proximidades tanto com o desenho simbólico, por serem figuras de grande síntese visual, quanto com o desenho de observação, uma vez que cada personagem é cheio de personalidade e expressão própria. O que leva muitas pesssoas que querem aprender a desenhar, a voltar-se quase que exclusivamente a reproduzir outros desenhos.
A reprodução de outros desenhos é valida para o aprendizado em muitos aspectos, como entender como um artista resolve determinados problemas, mas também traz alguns problemas, como a falta de repertório e a pobreza nas expressões dos personagens.
Tendo isso em mente, começei a ministrar minhas aulas de expressão facial em cartum baseado em fotografias (ao invés de uma tabela de expressões genéricas), assim os alunos teriam contato com a fonte da expressão, poderiam estudar concretamente as forças atuantes no rosto, e o melhor, possuem ilimitadas possibilidades e modelos (uma busca no google te dá uma série de diferentes expressões).
Costumo mostrar as imagens abaixo como exemplo do processo. Nessas aulas pouco importa a semelhança do produto final com a foto, o que interessa é o aluno conseguir "ler" a expressão e a "imprimir" da melhor forma possível no desenho.

A apresentação da foto com a expressão.

Um estudo das forças atuantes no rosto e como essas forças moldam a expressão. (a réplica da foto é apenas ilustrativa, esse parte do processo deve ocorrer mentalmente e em anotações durante a feitura do cartum)

Resultado final, a produção de um desenho cartum com pouca ou nenhuma semelhança com a foto, mas com toda a riqueza da expressão facial.
Bom, vale lembrar que essa metodologia é baseada em meus estudos acerca do ensino de desenho para leigos e principalmente em minha experiência pessoal, podendo haver inúmeras outras formas de se trabalhar o mesmo tema.
sábado, 20 de novembro de 2010
Animado!
Olás!
Pra quem pediu animação...
Vai abaixo o teste a lápis de um plano da minha animação de TCC na faculdade, A moça que existe em meus sonhos. Esse plano em específico já foi comentado em uma postagem anterior, ainda no comecinho do processo. Agora falta pouco para ficar pronto... mais uma volta do personagem, cenário e a movimentação da câmera... mas já dá pra sentir o gostinho. Espero que gostem.
!!O filme completo já pode ser conferido aqui!!
Pra quem pediu animação...
Vai abaixo o teste a lápis de um plano da minha animação de TCC na faculdade, A moça que existe em meus sonhos. Esse plano em específico já foi comentado em uma postagem anterior, ainda no comecinho do processo. Agora falta pouco para ficar pronto... mais uma volta do personagem, cenário e a movimentação da câmera... mas já dá pra sentir o gostinho. Espero que gostem.
!!O filme completo já pode ser conferido aqui!!
sábado, 13 de novembro de 2010
Erótico
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