Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Rotina

Bom dia, boa tarde ou boa noite!

Abaixo um dos meus primeiros trabalhos na faculdade, em uma disciplina de desenho realista.

Na época minha rotina para ir a faculdade era um tanto quanto cansativa, sempre acordava atrasado, tinha que pegar dois ônibus, um sempre lotado, e uma hora e 20 depois eu chegava ao campus; Na época também era muito vidrado em produzir alguma HQ, mas nunca tinha lá muita coisa para contar, então quando fui avisado que o trabalho final dessa disciplina seria tema livre pensei logo em fazer um quadrinho, e por mais incrível que pareça, minha rotina me pareceia algo interessantíssimo de se representar.

Como já era de praxe em meus trabalhos de faculdade, a idéia do trabalho acabou ficando só como idéia mesmo! A hq não saiu, pois dos 30 desenhos que tinha imaginado fazer, só 11 ficaram prontos (dá-lhe madrugada da véspera da entrega!) e a história não teria uma continuidade interessante, então encadernei os 11 desenhos(todos em formato A3) com uma capa dura, e com minha cara de sucupira apresentei o trabalho. Até foi bem aceito.

Fiz tudo direto com caneta nanquim sem esboço preliminar (mais por pressa que por estética, devo admitir) baseado em observação de minha casa, algumas fotos que havia tirado e uma ou outra que o google me passou...














Desenhos feitos em papel canson 200 gr em caneta nanquim 0.3, 0.5 e 0.8.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Auto-retrato III

Olás!

Ano novo, auto-retrato novo!

É sempre interessante fazer esse exercício de auto-retrato. Além do desconforto de ter que se retratar e, de certa forma, projetar quem é você no papel, a gente acaba vendo alguns detalhes de nossa fisionomia que sempre escapam a percepção. Um exemplo é perceber que minha sobrancelha a cada dia fica igual a do Monteiro Lobato...hehehe.

A expressão do rosto é inevitável... não consigo me reconhecer sem essas mexidas de sobrancelha e esse sorriso meio debochado...



Auto-retrato feito durante madrugada insone, à lapis colorido vermelho e lapis 2B, em papel branco vagabundo de gramatura ignorada.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Animado!!!

Teste à lápis de um plano de minha animação de TCC na UFMG, A moça que existe em meus sonhos.



!!O filme completo já pode ser conferido aqui!!

Moto animada!

Pencil test de um plano que animei para o filme do amigo Leo Moore. A idéia era que os personagens estivessem em uma moto e fizessem alguma atitude rock n'roll. Não consegui pensar em nada original para a ocasião, então apelei pro clichê mesmo, acho que funcionou.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Rabisco atoa

Olás!

Rabisco feito seguindo referência e proposta do livro Force Character Design from Life Drawing, de Michael D. Mattesi. Ainda estou engatinhando na proposta do autor, de distorcer os desenhos de observação baseadas nas forças que atuam no corpo dos modelos... um dia chego lá!


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Animado!!

Olás!!

Pra quem pediu animação!

Vai abaixo um pencil test de um plano contendo sincronia labial (lip sync) da minha animação de conclusão de curso da UFMG (
A moça que existe em meus sonhos), plano esse que até já havia comentado em postagem anterior.

Sincronia labial em português é um tanto raro, sendo complicado de se encontrar exemplos e materiais teóricos sobre o tema, talvez agora com um maior investimento em animação, um aumento da facilidade na produção, e a posibilidade de filmes cada vez mais longos, talvez vejamos uma mudança nessa realidade. Por hora:





!!O filme completo já pode ser conferido aqui!!

sábado, 8 de janeiro de 2011

Clichê!

As vezes a única coisa que a gente realmente precisa é de um bom e velho clichê.


Essa imagem foi colorida! veja aqui!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Caricatura

Caricatura do cineasta Ang Lee, feito para o Centro Cultural UFMG.




sábado, 1 de janeiro de 2011

Randônicos

Desenhos feitos em momentos de descontração... lendo jornal e vendo filme.

Alto contraste

Cheio de trabalho à fazer e cheio de preguiça.... desenhos feitos pra dar uma aquecida na mão e ver se crio coragem para a labuta...